o molho de escabeche

Download PDF

Um excelente molho para acompanhar peixes 

24 de novembro de 2012 às 23:28

É saboroso, de bom tempero, não leva sal. Acompanha bem sardinhas assadas ou fritas, o peixe espada grelhado, o carapau, a pesacada ou merluza grelhadas ou empanadas.

Numa frigideira coloque uma boa porção de bom azeite, já tendo picado vários dentes de alho em partes bem finas, assim também a cebola média, cortada fina em meia-lu, põe a refogar, acrescente umas duas ou tres folhas de louro rasgadas e abafe, logo que murchar a cebola e o alho estiver alourando, acrescente uma ou duas colheres de sopa de vinagre de fruta e apague o fogo. Regue a porção de peixe e delicie.

Aumente o consumo de peixe que fará muito bem. É excelente fonte proteica, do ácido graxo ômega 3, de vitaminas ADE. A Organização mundial de saúde recomenda que a dieta deve conter pelo menos 12 kg de pescado por individuo ao ano. É de muito mais fácil digestão que a carne. A dieta dos povos do mediterrâneo e de todos insulares é muito superior a isto.

Uma atenção especial para quem vai consumir: o sabor por vezes desagradável que se observa mais em alguns peixes de couro se concentra na gordura sob a pele e em todos eles de escama ou couro nas bordas da barriga. Com uma boa faca é fácil retirar, tanto no adquirido congelado como naquele fresco.
 

Download PDF
Francisco Sales

Sobre Francisco Sales

Médico formado pela Universidade de Coimbra (1974), especialização em Tocoginecologia (TEGO) e em 2003 Especialista em Homeopatia pela AMHB. Participou do corpo Clinico do HMI Goiânia de 1986 a 2013. Homeopata unicista.
Esta entrada foi publicada em gourmet saúde e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a o molho de escabeche

  1. Ricardo Gil disse:

    Ahhh.
    Nunca pensei que fosse tão fácil. No próximo peixe assado vai ter escabeche…. certeza!!! E o bom azeite, que seja português, se faz favor.

Os comentários estão encerrados.