A medicina  do equilíbrio

Download PDF

Hoje é dia comemorativo da ciência médica da cura pelo semelhante. O médico Samuel Hahnemann no seculo XVIII depois de desilusão com o que conheceu e praticou da medicina em seu tempo, sendo eminentemente clínico, identificou o caminho que a Homeopatia poderia trilhar e ajudar as pessoas a se curarem.
Como começa o fundador da nova homeopatia? Depois de traduzir um livro Materia Médica escrito pelo médico William Cullen, onde trazia descrição, relatos e modo de usar o “medicamento” Quina. Os indios Quéchuas e outros, empregavam-na como relaxante muscular, e quando tinham fortes calafrios e tremores nas altitudes dos Andes. Esta ávore chamou-se também árvore da Febre.
Neste período grassava na Europa o paludismo ou malária, usava-se as cascas da quina para seu tratamento. O inquieto Hahnemann discordou das teses do autor do livro que ele traduzia. Sua posição na interpretação do que era relatado, foi contrária a esse uso empírico, o uso simples: “porque bom”. Lançando mão de procedimentos de experimentação com as denominadas tábuas de Bacon (Francis Bacon – 1561-1626), com metodologia científica, registrando o fenômeno presente ou ausente, suas variações circunstanciais de como e quando, etc., começou suas observações. Fez ele próprio a trituração e diluição da casca da quina. Ele Homem são usou, durante o período de um mês, estas diluições. Foi registrando tudo (tabulando) conforme o método científico experimental. O que aconteceu: passou o Dr. Hahnemann sofrer febres, calafrios, dores nos ossos, dores de estômago, tremores, em tudo semelhantes ao que era visto e relatado pelos doentes da malária.
Qual foi a sacada genial? Ah, a quina provoca os mesmos sintomas que ela cura!
Séculos antes de Cristo, Hipócrates já havia ensinado que a cura das doenças ocorre tanto por ação de efeitos contrários ou por ação de efeitos semelhantes aos da doença. Com base nesse fundamento Hahnemann criou o termo Homeopatia.
Seus estudos clínicos foram de bons resultados, continuou experimentando mais e mais medicamentos ele próprio, sempre fiel ao método experimental. Angariou grande simpatia no meio médico e grande número de seguidores do seu método. Elaborou seus princípios e fundamentos científicos e filosóficos no livro Organon da arte de curar, denominou os seus parágrafos de aforismos. Seu trabalho foi muito intenso e produtivo. A Homeopatia passou a ser denominada a Nova Escola.
Como curiosidade: o livro fundamental da filosofia e método de Francis Bacon – Novum Organum; Hipócrates escreveu seus aforismos.
Hahnemann afeito ao processo de investigação científica, além de médico era quimico, geólogo, tradutor de grego, latim e outras linguas.
Hoje a pretenção é demonstrar que nasceu ciência e é uma ciência médica. Tem pardígmas distintos da também ciência médica halopatia.
Ainda trataremos mais neste Boa Saúde on line sobre a Homeopatia.

 

Francisco Sales

Download PDF
Francisco Sales

Sobre Francisco Sales

Médico formado pela Universidade de Coimbra (1974), especialização em Tocoginecologia (TEGO) e em 2003 Especialista em Homeopatia pela AMHB. Plantonista do HMI Goiânia de 1986 a 2013.
Esta entrada foi publicada em homeopatia e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.