Ganhando saúde na hora do lazer

Download PDF

Há estudos que comprovam o benefício que advem de unir alguma atividade física no momento de lazer pode acrescentar até 7 anos na longevidade. Esta noticia vem postada na edição da revista Veja.com em 07 de novembro 2012. Pesquisadores da Universidade de Harvard e Instituto Nacional de Saúde, USA, demonstram isto.

A partida para o estudo foi a constatação que tanto nos paises desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento observa-se uma acentudada diminuição da prática de atividade física. Compararam vários trabalhos em que identificam a vantagem que têm aquelas pessoas, mesmo obesas, mas ativas. Estas ganham mais tempo de vida em relação àquelas mesmo de peso normal, porém inativas.

Entendem como atividade física de lazer aquelas que não são obrigatórias, nem em horários determinados, mas aquelas feitas conforme a vontade do indivíduo. Os exercícios de lazer considerados foram aqueles de moderado a vigoroso esforço.

Concluiram que além da rotina diária, 75 minutos de caminhada semanal pode prolongar a vida. Isto pode estimular aqueles que são inativos a terem uma atitude, mesmo que não contribua muito na redução do peso. Ainda concluiram que a falta de pelo menos a atividade física de lazer combinada com inatividade é associada à diminuição da espectativa de vida.

As atividades de esporte amador , as caminhadas ou corridas ao ar livre, passeio de bicicleta, isto tudo ajuda. O esforço, no entanto, deve ser de moderado a vigoroso.

artigo original publicado em PLoS Medicine

euatleta materia treino (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Download PDF
Francisco Sales

Sobre Francisco Sales

Médico formado pela Universidade de Coimbra (1974), especialização em Tocoginecologia (TEGO) e em 2003 Especialista em Homeopatia pela AMHB. Participou do corpo Clinico do HMI Goiânia de 1986 a 2013. Homeopata unicista.
Esta entrada foi publicada em movimento e saúde e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Ganhando saúde na hora do lazer

  1. Ricardo Gil disse:

    Como tudo na vida… é preciso começar!!!
    Parabéns pela iniciativa!!

    • JOSE MARTINS CARVALHO JUNIOR disse:

      É perfeitamente possível prevenir AVC. E não há nenhum mistério nisso. Basta praticar atividades físicas, e de lazer regularmente.

Os comentários estão encerrados.