Uma síntese

Download PDF

Graças ao bom Deus, hoje há mais pessoas interessadas em buscar uma melhor qualidade de vida, não importando de quando é o momento para esse despertar.

Qualquer tempo está em tempo certo. Uma das combinações sempre recomendadas, por profissionais e entidades que velam e zelam pelos cuidados de saúde das populações pode estar simplificada em dois pontos basilares: boa alimentação e fuga do sedentarismo.

Estes dois pilares compreendem no primeiro: respeito aos hábitos alimentares saudáveis, com controle dos excessos de ingesta de açúcares e sódio, (sal); outros são aditivos e conservantes,  dos quais é preciso estar atento; nos industrializados – para consumo direto – é muito frequente a presença dessas substâncias que, a longo prazo, conduzem a uma desorganização  de nosso organismo, levando a uma acostumação e verdadeira dependência. Aqui o grupo de maior destaque são os refrigerantes gaseificados, as colas e outros! Já no segundo pilar está: o combate (ou num termo mais pacífico) – a fuga do sedentarismo – que já indica em si movimento, o que é preciso. Mesmo que não seja uma obrigação rigorosa na frequência e tempo, pode ser também mais tímida, o que sempre trará benefícios. Encontrei uma simplificação desses benefícios que convido a ler.

caminhar2Caminhar faz bem para o corpo e para a mente

A caminhada é um dos exercícios mais fáceis de ser praticado, pois não exige habilidade, o custo é baixo, pode ser praticada a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, além disso não tem restrição de idade e traz vários benefícios para o corpo e para a mente. Conheça alguns deles:

  1. Melhora a circulação
  2. Afasta a depressão
  3. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
  4. Deixa o pulmão mais eficiente
  5. Combate a oeteoporose
  6. Aumenta a sensação de bem-estar
  7. Controla a vontade de comer
  8. Protege contra derrames e infartos
  9. Deixa o cérebro mais saudável
  10. Diminui a sonolência
  11. Diminui o risco de diabetes

caminhando2

Obs: Estes destaque encontrei-os simplificados num blog de fabricantes de tintas Anjo !

 

 

Download PDF
Francisco Sales

Sobre Francisco Sales

Médico formado pela Universidade de Coimbra (1974), especialização em Tocoginecologia (TEGO) e em 2003 Especialista em Homeopatia pela AMHB. Plantonista do HMI Goiânia de 1986 a 2013.
Esta entrada foi publicada em movimento e saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.