Saúde, seu dia mundial!

Download PDF

A Organização Mundial da Saúde OMS dedica o dia 07 de abril para um alerta a todos nós sobre temas da Saúde, nesse ano 2013 a chamada é para a hipertensão arterial.

oms imagemLembra OMS: um em cada 3 indivíduos adultos de nosso planeta padece de hipertensão arterial. Esta doença, no ano de 2008, foi causa direta de mais de 17, 3 milhões de  óbitos no mundo – 30% do total das mortes ocorridas nesse ano. Esclarece que 80% das Infartos do miocárdio  precoces e AVC podem ser evitados. O quadro é mesmo de alarmar, continuando nestas bases de dados estatísticos no ano 2030 –  que não está assim tão distante – mais de 23,3 milhões de pessoas poderão morrer por esta causa.

Todos temos noções de que este quadro é mesmo sombrio, difícil é admitir que individualmente nós possamos ser sua vítima; é um compreensivel mecanismo de defesa esse nosso de não dar ouvidos ou de tapar os olhos. A avestruz é tida como mestra nessa arte e por vezes o perigo passa, mas mesmo sem ver pode ser atropelada!

Então o que fazer? Neste nosso mundo conectado, com tanta informação boa, tanta gente bem intencionada trazendo esclarecimentos e conselhos, semelhantes ao que aqui encontra, uma atitude de avestruz  é inconcebível.

Aqui mesmo resumidamente apresentei uma síntese do que fazer. Um dado importante: deixar de fumar é uma das medidas higiênicas mais salutares no que tange a diminuição do risco de doença cardiovascular (infarto e AVC), reduzindo esse risco pela metade logo após o primeiro ano de parar de fumar.

Para aqueles que necessitam mais argumentos, suscintos de que o exercício físico do simples caminhar é um bom hábito a ser ser reaprendido, indico 42 razões para andar.

É necessário abolir o álcool em excesso, pelos grandes danos que causa em todo nosso organismo (cirroses, pancreatites, doenças neurológicas, hemorragias digestivas, varizes esofágicas, desnutrição por deficiência metabólica, câncer de variados órgãos, por exemplos). Todavia, são inúmeros os estudos que identificam no vinho propriedades muito benfazejas aos vasos e coração. Não é sem razão que  em todas as linguas quando brindamos com algum vinho ou bebida espirituosa usamos termos correspondentes ao nosso SAÚDE!

Brindemos então.  S A Ú D E  

vinho brinde

 

 

fonte: OMS, campanhas mundiais de saúde em http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2013/es/index.html

Download PDF
Francisco Sales

Sobre Francisco Sales

Médico formado pela Universidade de Coimbra (1974), especialização em Tocoginecologia (TEGO) e em 2003 Especialista em Homeopatia pela AMHB. Plantonista do HMI Goiânia de 1986 a 2013.
Esta entrada foi publicada em opinião e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.